quinta-feira, 9 de maio de 2013

Raça: Dálmatas




Hoje vamos falar de uma raça muito popular, devido ao desenho 101 Dálmatas da Disney, não há uma pessoa que não conheça a raça, mesmo que não vemos aos montes pelas ruas!
Os Dálmatas são dotados de uma beleza exótica e diferente! Totalmente branco com pintas pretas ou fígado!
Eles têm muita energia e são considerados, cães de guarda, pois embora não sejam usualmente treinados para esse fim, eles são instintivamente desconfiados com estranhos e se não forem socializados quando filhotes, não costumam aceitar estranhos!

A SURDEZ

A surdez acomete em média 20% dos cães dessa raça! Estão associadas a problemas de pigmentação, tais como olhos azuis (um, ou ambos os olhos) e pigmentação incompleta em volta dos olhos e focinho. É determinada por um gene autossômico dominante assim é uma doença hereditária.  
Temos também a surdez unilateral que é quase impossível de perceber sem um exame que comprove tal fato e ela acontece em “qualquer dálmata”, por isso é necessário conhecer as gerações antepassadas do cão, olhar sua pigmentação, verificar com um teste apropriado a surdez, ver se suas pintas não tem nenhum pelo branco entre elas, etc.
A única forma de evitar a surdez é a criação responsável, os cães que tenham falta de pigmentação devem ser castrados, afim de que não sejam usados para reprodução!

DICA DA ADESTRADORA

-Exercícios para seu Dálmata são praticamente uma obrigação!
-Socialização quando filhote se faz necessário, para que o cão seja equilibrado!
-Seu Dálmata é surdo? Saiba que é possível adestrar um cão surdo, com facilidade, é possível treiná-los com comandos gestuais apenas, com laser, coleira que vibra, luz! Hoje em da não há desculpas para não educar seu melhor amigo! ;)

Boa Sorte com os peludos!

Ana Luisa Campos
Comportamentalista
Cão em Foco - Educação Canina

Nenhum comentário:

Postar um comentário