segunda-feira, 29 de abril de 2013

Filhote Mandão, o que fazer???


Seu filhote manda em sua casa? Late quando leva bronca? Rosna se chega perto da ração? É pirracento e não gosta de ser corrigido?

Procure estabelecer regras!  Ou ele cumpre as regras ou não tem o que quer!

Filhotes assim, são de temperamento forte e precisam de regras! Você estabelece essas regras com controle de recursos! Os recursos que o cão “disputa” são: comida, água, atenção, objetos, dono e lugares (como o sofá por exemplo)!

Você deve mostrar que ele só terá o que quer se for obediente! Caso não seja, ignore-o completamente, não brinque e não de atenção, não importa quanto tempo ele passe latindo, ele vai cansar! Tenha perseverança e paciência!

Não corra atrás caso ele pegue algo que não pode, apenas ignore o comportamento, e redirecione o foco dele para alguma outra coisa, jogue uma bolinha para o lado oposto por exemplo, provavelmente ele largará seu objeto e correrá atrás do outro!

Hora da refeição é hora de obediência, esperar um senta antes de dar ração faz muita diferença, se seu filhote é possessivo e rosna quando come, não tenha medo da mordida de um cachorrinho filhote, por mais que os dentinhos são afiados, não vão causar uma ferida séria, coloque pouca ração e acrescente mais no pote cada vez q se aproxima, mostre a ele q você está ali para alimenta-lo e não para roubar a comida! Porem, cuidado para não reforçar o comportamento, não faça isso se ele estiver rosnando!

Seu filhote tem o costume de subir no sofá? Controle isso para que não vire uma obcessão, sempre tire seu filhote se você quiser se sentar e premie-o por tê-lo tirado do lugar com um petisco ou bolinha!

Não bata, isso destrói a confiança entre vocês, queremos que ele te obedeça por prazer e não por medo!

Se ele pula na sua perna, não se atenção, se ele passa a morder sua calça quando você o ignora, se retire do lugar, apenas agrade quando ele estiver calmo!

As formas corretas de correção abordamos num outro artigo : “como corrigir meu cão corretamente?” Tire suas dúvidas !
Caso tenha dificuldade em lidar com suas travessuras, contrate um profissional que trabalhe com métodos positivos para educa-lo a partir do terceiro mês de vida!

ANA LUISA CAMPOS
COMPORTAMENTALISTA
CÃO EM FOCO - EDUCAÇÃO CANINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário