quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cães exigentes na hora de comer.




         Quem nunca ouviu ou até mesmo falou: “Meu cachorro enjoa da ração e tenho que ficar sempre trocando.” Conheço muitos proprietários que relatam ter esse problema, estressando tanto o dono quanto o animal.

         As pessoas desconhecem a informação de que os pets não sentem necessidade de alterar o cardápio e nem é saudável para eles essas mudanças constantes. Trocar frequentemente o sabor e a marca da ração é um comportamento típico do dono, imaginando que seu cãozinho necessita sempre variar de ração.

         Quando o dono troca a ração o cão certamente vai se interessar mais pela novidade do sabor e cheiro. Esse período dura alguns dias e semanas podendo fazer o cão comer mais do que estava acostumado. Porém depois desse tempo o cão volta a comer normalmente a mesma quantidade de antes, causando a ilusão que enjoou da ração.

         Já na primeira mudança de ração o dono estará condicionando o cão a sempre exigir algo novo como recompensa para esse comportamento de não comer a ração antiga. Com o passar do tempo esses cachorro ficará muito exigente e seletivo.


Nesse caso qual atitude tomar?

1-  Primeiramente o dono deve entender e reconhecer que o cão criou esse hábito seletivo pela forma como foi educado.
2-  Não ceder se o cão se recusar a comer a ração.
3-  Ter paciência com o cão para ele se adaptar a nova rotina.
4-  Oferecer alimentos com palatabilidade alta, utilizar de rações fabricadas com fontes nobres, ou seja, bem nutritivas.
5-  Colocar a vasilha de refeição do seu cão longe de onde ele faz suas necessidades.
6-  Manter uma rotina fixa de horários para as refeições. Cães adultos comem 2 vezes ao dia. Após oferecer comida ao cão é ideal esperar 20 minutos para retirar o comedouro, mesmo se houver sobras, retornando com ele somente na próxima refeição. Deixar a ração exposta faz com que ela perca sua palatabilidade e nutrientes.
7-  Se em 20 minutos seu cão não comeu nada, ou comeu pouco, não diga nada e simplesmente retire a ração retornando somente no próximo horário de refeição. Em alguns dias ele irá entender sobre a rotina de horários.
8-  Jamais obrigue o cão a comer. Coloque o pote de ração para ele e não fique falando e insistindo com o cão. Essa insistência só piora o quadro.
9-  Uma dica interessante é molhar sua mão na água e misturar a ração com sua mão molhada. Pelo fato do seu cheiro ficar na comida o cão sentirá mais atraído.
10-                    Espere o cão terminar de comer para dar carinho e atenção a ele.
11-                    No decorrer do dia, não ofereça petiscos, biscoitos, ou qualquer outra guloseima para seu cão, nesse período de treino.
12-                    Procure caminhar com seu cão para que ele se canse e sinta mais necessidade de repor as energias.
13-                    E o mais importante de tudo, tenha paciência e tolerância. Não caia nas armadilhas do seu cãozinho pedindo petiscos.


Seguindo corretamente as dicas certamente seu cão irá melhorar muito.

Qualquer dificuldade entre em contato com um adestrador que trabalhe na área comportamental para dar um suporte maior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário